sexta-feira, 26 de março de 2010

Quinta do Côtto

O Vinho

É o vinho tinto produzido quase todos os anos, proveniente de vinhas com idades superiores a 10 anos, e em que predominam as variedades Touriga Nacional, Tinta Roriz, e Touriga Francesa.

Trata-se de um vinho muito fino com um intenso aroma a frutas silvestres, apresentando uma estrutura complexa e equilibrada com taninos bem presentes mas macios. Muito agradável de beber, quando novo, evoluirá por muitos e longos anos fruto da sua complexa e equilibrada estrutura.


Notas de Prova e Gastronomia

Cor

Rubi com tom violeta

Aroma
Elegante com boa complexidade, notas de chocolate, especiarias, fruta vermelha madura de boa intensidade, ligeiro fumado bem integrado com ligeiras notas florais que conferem harmonia.

Boca
Elegante demonstrando um equilíbrio correcto. Bom volume, taninos bem estruturados e redondos. Final persistente e agradável com notas tostadas conferindo uma sensação agradável.

Gastronomia
Peixe gordo assado ou grelhado, pratos de bacalhau, carnes grelhadas.


Denominação de Origem Controlada Douro (D.O.C.)

Ano 2007

Vindima 100% manual em caixas de 20 kg, entre 20 de Setembro e 14 de Outubro, realizada sob tempo seco e estável.

Vinificação Uvas com desengace total fermentadas durante cerca de 10 dias, em cubas de aço inox com temperatura controlada. Maceração pelicular durante 15 dias. Fermentação Maloláctica. Estabilização

Estágio em Madeira Parcial (40 %) durante cerca de 9 meses em barricas de carvalho Português (tosta média).

Detalhes técnicos Alc. 13,5 % - Acidez Total: 5,20 g/l - p.H.: 3,70


Fonte: http://www.quintadocotto.pt/

Sem comentários: