sexta-feira, 19 de março de 2010

Dicas Rápidas

- Não deite fora os limões depois de espremidos porque pode aproveitar as cascas. Lave-os, seque-os e depois rale-os. Utilize a raspa para decorar e aromatizar sobremesas.

- Para fritar bacon, sem salpicar nada, faça-o no microondas. Para tal basta ter duas folhas de papel de cozinha (sem as partir), feche as fatias de bacon entre as duas folhas de papel e leve ao microondas, na potencia máxima, durante 1 minuto. O bacon ficará estaladiço e a gordura ficará toda no papel.

- Quando frita batatas, estas parece que foram cozidas?
Experimente fritá-las e escorrê-las em papel absorvente. Por fim, leve ao forno, a uma temperatura média, durante 10 minutos aproximadamente.

- Para evitar que o azeite fique rançoso, basta colocar um pouco de açúcar no recipiente do azeite. Com este simples truque terá o seu problema resolvido.

- Para conservar melhor o aroma e o sabor do café, junte um pouco de açucar em pó fresco antes de o guardar num recipiente fechado. O ideal é guardar o café no frigorífico.

- Se tiver uma alface ou uma couve-flor no frigorífico há alguns dias e estas tiverem aquele aspecto murcho, experimente mergulhá-los em água gelada e os seus legumes voltam a ficar com aspecto fresco.

- Sempre que vai cortar o queijo em fatias finas, este fica colado à faca? Antes de utilizar a mesma, passe-a antes na torneira com água fria corrente e, em seguida, corte o queijo com a espessura que deseja, sem que fique colado ao talher e sem que se desmanchem as fatias.

- Se não sabe como conservar limões, mergulhe-os numa tigela com água fria e leve-os ao frio. Se já estiverem cortados, passe clara de ovo na zona cortada.

- Mantenha os ovos em lugar fresco e seco, com a parte pontiaguda voltada para baixo, de forma a que a gema repouse sobre a clara, evitando assim que fique ressequida.

- Abra as garrafas de vinho com facilidade, aquecendo ligeiramente o gargalo com a chama de uma vela.

- Quando se põe o bacalhau de molho em dias quentes, deite uma ou duas colheres de sopa de bicabornato de sódio na água da demolha. Para além de tirar o cheiro incomodativo, este pequeno segredo permite ainda conservar o bacalhau num óptimo estado.

- Rodelas de batata crua ou umas colheradas de leite são a solução para aqueles cozinhados demasiado apurados ou que revelam no final sal em demasia. Com este truque poderá apurar o cozinhado mais facilmente.

- Deixe o peixe de molho na água fria com um pouco de vinagre. Assim, as escamas soltam-se mais facilmente.

- Para evitar as lágrimas enquanto descasca cebolas basta mantê-las submersas numa bacia com água.

Sem comentários: