segunda-feira, 22 de março de 2010

Vinagre Balsamico

A receita tradicional do vinagre balsâmico é feita com o cozimento de mosto de uvas e não é um vinagre comum, pois é produzido nas regiões de Modena e Reggio Emilia, Itália, desde a época medieval. O nome "Aceto Balsamico Tradizionale di Modena" ou "Aceto Balsamico Tradizionale di Reggio Emilia" é um produto protegido por denominação de origem controlada (DOC) e pela denominação de origem da união europeia.

É produzido com mosto das uvas brancas trebbiano que passam primeiro por um cozimento a fim de criar um tipo de concentrado que depois é fermentado com um lento processo de envelhecimento que vai concentrar os sabores.
Um mosto mais cozido dará origem a um vinagre balsâmico mais doce. Os vinagres feitos de mostos menos cozidos são os preferidos, mas necessitam de mais tempo para serem feitos.

O vinagre balsâmico tradicional é altamente apreciado por chefs e gourmets em todo o mundo.
É recomendável utilizá-lo em saladas, além de combinar perfeitamente e exaltar o gosto e o aroma quando utilizado em pratos de carne.

O sabor intensifica-se ao longo do tempo, com o vinagre mantido em tonéis de madeira fina, tornando-se doce, viscoso e muito concentrado. O produto envelhece durante, pelo menos, 12 anos podendo passar até 25 anos no barril.



Fonte: http://pt.wikipedia.org

Sem comentários: